Criar ambientes acolhedores e aconchegantes é a principal aposta das indústrias para o segmento de revestimentos nesse ano. Os portfólios acompanham as tendências globais e diferentes marcas prezam temas como: “conectar-se”, “ressignificar” e “novo morar”, além de cores e texturas inspiradas na natureza, unindo design e aconchego para qualidade de vida no lar. As indústrias também destacam os grandes formatos e espessuras milimétricas, demonstrando tecnologia e compromisso com a praticidade.

Participar feiras dos setores de arquitetura ou construção civil é referência para profissionais como atualização de conhecimentos e acompanhamento dos principais lançamentos e inovações do mercado.

Nesse ano, a 19ª Expo Revestir foi realizada de 22 a 26 de março, em formato 100% digital apresentando uma plataforma interativa com diversas soluções em acabamentos.

Biancogres: O Statuario Superior é inspirado em um dos mais belos mármores brancos e raros da região de Carrara na Itália. (Foto: Divulgação Biancogres)

A Biancogres destacou lançamentos com elementos como mármores, pedras, madeiras e cimentos que trabalham entre si e com outros de forma coordenada são os elementos utilizadas na coleção de 2021. “Os lançamentos priorizaram o atemporal, o essencial e o emocional, conceitos super relevantes para este momento em que não há espaço para desperdícios”, destaca o gerente de marketing e produtos da Biancogres, Alexandre Luz. A coleção de mármores da empresa traz referências de rochas clássicas e raras, foi complementada com o Statuario Superior e o Travertino Navona.

Castelatto: A Castelatto ressalta que a principal característica da arquitetura vernacular é o respeito e a sensibilidade às condições locais do meio geográfico onde se situa, como o clima e a vegetação. (Foto: Favaro Jr.)

A Castelatto apostou na temática “resgatar, repensar e ressignificar”, inspirada na Arquitetura Vernacular, na natureza, nas rochas clássicas e no design. As coleções são compostas por vários lançamentos, como o Pau a Pique (120x50cm), nas cores terracota e sertão, que recria a técnica construtiva conhecida como taipa de mão; a Pedra Puglia (100x50cm), inspirada nos encantos da Puglia; Moledo (diversos formatos), nas cores Marfim, Cinza Chumbo e Marrom. A marca traz ainda mais alguns modelos como a Cepp di Gré, Travertino Gold, Antique Patina. 

Ceusa: Com peças no formato 120x120, a coleção Noturno da Ceusa possui acabamentos natural e antiderrapante. (Foto: Divulgação Ceusa)

Já a Ceusa apresentou a coleção Noturno, trazendo a naturalidade das pedras escuras. A linha é composta por revestimentos escuros com nuances esbranquiçadas. Com peças no formato 120×120 cm, acabamentos natural e antiderrapante, o revestimento pode ser escolhido para todos os ambientes da casa.

Cerâmica Elizabeth: O porcelanato Fior di Bosco da Cerâmica Elizabeth oferece diferentes possibilidades de acabamento. (Foto: Divulgação Cerâmica Elizabeth)

A coleção “Reconecte-se” da Cerâmica Elizabeth expressa o maximalismo e os mármores exóticos, bem como o clássico e o contemporâneo, nas interpretações de materiais como cimentícios, madeira e os tradicionais mármores com destaque para mais recentes formatos do portfólio: 62,5cm x 125cm e 7cm x 26cm. O porcelanto Fior di Bosco é inspirado na Itália, remontando em peças de 101 cm x 101 cm as características da arquitetura toscana oferecida em três possibilidades de acabamento: polido, acetinado ou rústico. 

Decortiles: Foz da Decortiles simboliza o ponto de desaguamento de um rio, os motivos aquáticos como as escamas e espinhas de peixe como elementos gráficos e os tons de azul e verde, uma referência à água e à vegetação que contorna as paisagens. (Foto: Divulgação Decortiles)

A Decortiles aposta nos maxiformatos, espessuras milimétricas e na natureza. Os seixos, em seu estado mais bruto e original, inspiram a coleção Foz, que além do design contemporâneo, provoca uma reflexão sobre a necessidade de proteção dos nossos rios e oceanos. As novas necessidades de proteção e conforto fazem de “Refúgio Fluente” o mote dos produtos apresentados pela Decortiles em 2021. A paleta de cores retrata processos e tons encontrados na natureza. Terra, argila, pedras, folhas secas e tudo que é genuíno, puro e essencial é celebrado nas novas coleções

Eliane Revestimentos: A coleção Atena da Eliane Revestimentos é a reinterpretação do travertino romano, em sua versão mais bruta e genuína, o revestimento celebra o papel dos grandes clássicos com novas tecnologias em acabamentos acetinado e polido. (Foto: Divulgação Eliane Revestimentos)

A arquitetura greco-romana, a arte musiva em tons naturais de marfim, cores neutras, pedras brutas e metalizadas iridescentes colorem os lançamentos da Eliane Revestimentos. A coleção Atena traz produtos que refletem sobre o passado, mas que esbanjam tendência, tecnologia e contemporaneidade. Elementos como os mármores e as pedras brutas também são referência, além dos metalizados iridescentes. A cor do ano Eliane, Ânfora, traz um alaranjado composto por diversos tons de amarelo que inspiram a criatividade, o otimismo e a energia.

Portinari: A coleção Morzat da Portinari, nome inspirado no influente compositor austríaco do período clássico, são peças despertam encanto e sofisticação. A riqueza de nuances e o tom suave de cinza é incrementado com delicados veios dourados. (Foto: Divulgação Portinari)

O tema da Portinari para sua coleção foi “ressignificar o morar”, uma reflexão sobre esse momento de introspecção, incentivando uma forma de vida mais lenta e contemplativa. Os grandes formatos são um destaque das peças que podem chegar a 320 cm. Outro destaque importante dos lançamentos são os novos mood boards do Color Connection, uma escala tonal que facilita a harmonização de produtos. No Color Connection, os veios marrons de um mármore se conectam na textura de uma madeira e cuba com o mesmo tom. O cinza quente de um cimento encontra a mesma temperatura nas nuances acinzentadas de uma pedra e reflexo de um metal. 

Incepa: Com essência urbana, a linha City amplia a gama de SuperFormatos Incepa. Disponível nos tons Cement e Nude, faz uma releitura das superfícies de cimento, que por seu caráter neutro e atemporal permanecem sempre como tendência. (Foto: Divulgação Incepa)

Os lançamentos 2021 da Incepa, grande marca de revestimentos do grupo Roca Brasil Cerámica, contemplamos superformatos 120 x 120 e 100 x 200 cm e espessuras de apenas 7mm, capazes de transformar os ambientes e trazerem mais qualidade de vida. As coleções City (100 x 200 cm), disponível nos tons Cement e Nude, que faz uma releitura das superfícies de cimento; Galileu (120 x 120 cm), que traz aposta na paleta neutra e atemporal, com superfície marmorizada e que reproduz os veios suaves e uniformes, nas versões acetinada e Micro Crystal.

Roca Cerâmica: O travertino Cross Cut é uma rocha derivada do quartzo, cortada transversalmente - daí a origem de seu nome. É um mármore clássico, referência de requinte e amplamente utilizado na arquitetura, e serviu de inspiração para a criação da linha Cross Cut. (Foto: Divulgação Roca Cerâmica)

A Roca Cerámica, do grupo Roca Brasil Cerámica, apostou em lançamentos que equilibram e complementam seu portfólio, com soluções que acompanham as principais tendências globais. Os destaques das linhas, em SuperFormato, são a Cross Cut (120 x 120 e 120 x 250 cm), rocha derivada doquartzo, cortada transversalmente, com acabamento Micro Crystal e Acetinado; a Concrete Greige e Off White(120 x 120 e 120 x 250 cm), que ressignificam o concreto aparente, textura cada vez mais valorizada na arquitetura contemporânea. 

Por: Aniele Cerutti
Redação: Revista Construsul